
SASF Capão Redondo 3
O SASF tem por objetivo fortalecer a função protetiva da família prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações junto a idosos e pessoas com deficiência, dada a necessidade de prevenir o confinamento e o isolamento, por meio da proteção social no domicílio.
Também sensibilizar famílias e comunidades sobre seus direitos e deveres, bem como fomentar projetos de inclusão produtiva e de desenvolvimento local.
O SASF Capão Redondo III, tem sua equipe composta por: Gerente, Auxiliar Administrativo, 4 Técnicos, sendo 2 Assistentes Sociais, 1 Psicólogo e 1 Pedagoga, 8 Orientadores Socioeducativos e 2 Apoios Operacionais.
.
Quem Somos
O que é o SASF?
Como Atua?
O Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF), é um serviço que desenvolve ações socioassistenciais junto à famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, também com idosos e/ou pessoas com deficiência.
Prevê a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações socioeducativas que visam: o acesso a rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e ganho de autonomia, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e pró-ativo, às situações de risco, exclusão e isolamento dos grupos familiares.
Ações
· Realização de atividades em grupo de convivência familiar e comunitária;
· Realização de grupos para fortalecimento de laços de pertencimento e construção de projetos pessoais, sociais e coletivos;
· Palestras, oficinas, reuniões socioeducativas, atividades comunitárias ;
· Já realizamos Reuniões Socioeducativas com os temas: Preconceito, Entendendo a Deficiência Mental, Violência Doméstica, Educação Formal, Família, Drogas, Saúde da Mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre outros.
· Também desenvolvemos oficinas de geração de renda.
De princípio, localiza as famílias e desenvolve o acompanhamento das mesmas, adotando procedimentos técnicos e administrativos que seguem padrões determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Quem pode Participar?
· Famílias e/ou pessoas beneficiárias de Programas de Transferência de Renda (PTR) e benefícios assistenciais;
· Pessoa idosa e pessoa com deficiência que vivenciam situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiário do Benefício de Prestação continuada (BPC);
· Famílias e/ou pessoas com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.